Nossa Luta

MANIFESTO PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E EM APOIO AO WIKILEAKS
(por que não há democracia sem transparência e justiça)

DENUNCIAMOS

Que a liberdade de expressão e de imprensa é um direito fundamental, consagrado nos direitos humanos que devem prevalecer sobre os interesses das grandes empresas e governos que escondem as suas ações dos cidadãos, de maneiras juridicamente questionáveis, sob o pretexto da segurança e do interesse nacional.
Que a Internet, como principal refúgio dessa liberdade de expressão nos tempos atuais, não deve ser objeto de censura ou repressão por empresas ou governos.
Que trazer à luz para a opinião pública os crimes de guerra, encobrimentos, tráfico de influência e espionagem não é crime. Aqueles que revelam esse tipo de ação não devem ser perseguidos ou presos, mas ao contrário, apoiados.
Que a transparência no governo é um pilar fundamental de qualquer democracia. A ocultação por parte dos governos aos cidadãos das informações revelada pelo Wikileaks é uma enganação e uma traição.
Que os governos devem responder e obedecer em primeiro lugar aos cidadãos, e não às empresas, lobistas, facções, mercados e grupos privados de poder.
Que os fatos revelados pelo Wikileaks devem ser devidamente investigados e apurados pelas autoridades legítimas.

Por estas razões:

Repudiamos a política baseada no medo e na desinformação, e as perseguições sofridas pelo site WikiLeaks, seu fundador, Julian Assange e aqueles que os apoiam.

Chamamos os cidadãos a não permanecerem inertes frente à ao caminho violento, retrógrado, e de eliminação de direitos, que estão trilhando tantos governos, corporações e marcado e outras instituições e organizações.

Pedimos à imprensa livre que não se cale, que não seja cúmplice, e assuma a obrigação moral de procurar, desvendar e dizer verdades no meio desse emaranhado de mentiras que fica entre a manipulação de informações e obscurantismo.

Exigimos que todos os governos parem de agir a serviço de outros governos, empresas e mercados, e passem a atuar pela Justiça, pela Liberdade e pelos direitos fundamentais dos indivíduos.

Cidadãos, os vazamentos continuarão sendo inevitáveis e necessários à Democracia enquanto os governos não adotarem regras próprias de transparência e forneça as informações a nós, aqueles a quem eles representam, e em nome de quem eles realizam suas ações. É nosso direito e dever nossos exigir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s