Advogado de Assange acusa os EUA de o vigiarem em segredo

Posted: Agosto 31, 2012 by HOCKS in Wiki-updates

Baltasar Garzón diz temer que seu cliente seja enviado aos norte-americanos

Na última quinta-feira, 30, o advogado de Julian Assange disse acreditar que os Estados Unidos mantêm uma investigação sigilosa sobre seu cliente, que está asilado na Embaixada equatoriana em Londres. À agência EFE, o espanhol Baltasar Garzón, que atende o criador do Wikileaks, afirmou que “está claro” que há essa investigação, “que preocupa muito”.

“Julian Assange tem de se apresentar perante à Justiça sueca, e desde o início pretende fazer isso, só que exige uma série de garantias mínimas que evitem sua extradição ou a possibilidade de entrega a um terceiro país, neste caso, os EUA”, comentou o advogado, na Nicarágua, onde foi para se encontrar com o presidente Daniel Ortega.

Até agora, os norte-americanos não se pronunciaram sobre a situação, fato que também preocupa o Equador. Mesmo assim, Garzón pensa que Assange pode ser enviado para lá, onde pode ser tratado como o soldado Bradley Manning, que teria vazado documentos de seu país para o Wikileaks no ano passado.

David Coombs, um dos advogados de Manning, denunciou que seu cliente está preso em uma cela de 1m x 2m, onde dorme nu sob vigilância constante, e que só tem 20 minutos por dia para ficar ao ar livre.

O advogado espanhol disse que, se Assange for mandado aos EUA, eles o acusarão por “uma ação que não tem como motivo uma atividade delitiva, mas o exercício da profissão e da liberdade de expressão, no sentido de ter publicado uma série de documentos que afetam um país ou que afetam determinadas instituições”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s